quarta-feira, 16 de março de 2016

CRIPTORQUIDISMO OU ´´TESTÍCULO ESCONDIDO´´

Hoje vou falar sobre essa ´´anomalia´´ muito comum que acomete alguns cães, na maioria das vezes o motivo é genético, mas também tem outros fatores como momento do parto e formação do feto, a posição que ele ocupa dentro do útero da mãe, o comprometimento do suprimento de sangue para os testículos e o retardo no fechamento umbilical podem causar uma falha na capacidade de o filhote aumentar sua pressão intra-abdominal, podendo gerar um cão criptorquida ! E AGORA VOCÊ ME PERGUNTA, QUAL O MAL ESSA ANOMALIA PODE TRAZER AO MEU CÃO ???? bom.. o cão que nasce com esse problema tem muito mais chances de desenvolver tumores, distúrbios de comportamento e dores agudas. Alguns cães criptorquidas apresentam sinais clínicos e outros não apresentam absolutamente nada, ( os que não apresentam ) podem vir a apresentar a qualquer momento !! ATENÇÃO !! E QUAIS SERIAM OS PROBLEMAS ??? ESTERILIDADE – no caso de ambos os testículos estarem ausentes, o animal será infértil. Se apenas um dos testículos não está na bolsa escrotal, existe a possibilidade de ser fértil.( POSSIBILIDADE MUITO REMOTA) DISTURBIOS DE COMPORTAMENTO – os testículos também são produtores de hormônios, se há algo errado com eles, há grandes chances de que isso afete a produção hormonal e, por essa razão, o problema interfira também no comportamento dos cães. aumento de sensibilidade local DERMATOPATIAS – também resultantes da insuficiência na produção hormonal decorrente da degeneração testicular; DIFICULDADE PARA URINAR – os cães com criptorquidismo podem ter dificuldade para urinar e evacuar, isso ocorre devido à localização do testículo ausente, se ele estiver na região abdominal, pode gerar problemas na bexiga ou uretra, e até parcialmente obstruir o intestino.
QUAL O TRATAMENTO ???  é cirúrgico !!!  cirurgia simples e pouco invasiva.. que trazem exelente resultado.
Esse é meu paciente, Pierre, cão criptorquida de aproximadamente 2 anos, da raça pinscher, tem a agressividade como principal sintoma, rsrsrss. Fotos do antes, durante e pós cirúrgico.




O DIAGNÓSTICO DEVE SER FEITO PELO MÉDICO VETERINÁRIO, ALGUNS CASOS É NECESSÁRIO EXAMES COMPLEMENTARES COMO ULTRASSONOGRAFIA, A PALPAÇÃO MUITAS VEZES PODE SER CONFUNDIDA COM LINFONODOS (INFARTADOS/INFLAMADOS), HERNIAS.. POR ISSO O DIAGNÓSTIVO TEM QUE SER FEITO POR UM PROFISSIONAL.


E AQUI ESTÁ ELE !!!!! OS TESTÍCULOS QUE RETIREI DA REGIÃO INGUINAL DO PIERRE, VISIVELMENTE ATROFIADOS, POIS NÃO TIVERAM SEU DESENVOLVIMENTO CORRETO!! ALÍVIO PRA ESSE CÃOZINHO QUE CONSEQUENTEMENTE FICARÁ MAIS CALMO E PRINCIPALMENTE NÃO CORRERÁ  RISCOS DE TUMORES.

Esse é o Pierre, retornando do pós cirúrgico !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário